segunda-feira, junho 19, 2006

Internet auxilia na compra, venda e aluguel de imóveis

Os classificados de compra, venda e aluguel de imóveis, presentes em jornais e revistas, passou a contar com o apoio das páginas na internet, que oferecem anúncios, fotos, dicas e outros serviços para uma negociação rápida. Com a vantagem de oferecer agilidade, a web hoje é um dos grandes mecanismos de negociações para interessados em transações imobiliárias.

O usuário acessa os sites, consulta as ofertas e a partir dos dados já faz uma seleção prévia, no caso de compra. Em um segundo momento, o internauta se dirige à imobiliária responsável ou entra em contato com os proprietários dos imóveis desejados. Com esse mecanismo, ganha-se tempo no processo de compra do imóvel.

A venda também fica mais prática. Sem anunciar semanalmente em diversos classificados, o vendedor consegue fechar contratos mensais, com sites que disponibilizam imagens e todas as informações necessárias do imóvel 24 horas por dia. Para anunciar em portais de imóveis, pessoas físicas pagam em média R$ 30 por mês.

Para Rosana Carnevalli, diretora regional do Sinduscon (Sindicato das Indústrias de Construção Civil), a principal vantagem da web é a facilidade de acesso. “Essa forma de divulgação é tão positiva, que as próprias imobiliárias expõem as informações dos seus imóveis na internet”, afirma. “Os custos são baixos e a visibilidade é muito grande.”

No entanto, Rosana afirma que a utilização dos websites nem sempre é o segredo do sucesso. “É bom usar diversos mecanismos, inclusive a internet. Nem todo mundo anuncia e consulta os classificados na web.”

Ainda que seja prática, a ferramenta virtual não é confiável o suficiente para resolver todas as questões da compra de um imóvel. Embora as fotos sejam um meio para a checagem das condições do local, visitas e conversas entre proprietário e comprador são indispensáveis.

“Ninguém vai comprar uma casa como compra livros pela internet. É preciso verificar a estrutura do local e conversar sobre as melhores opções de pagamento”, afirma Rosana. Compras precipitadas não devem ser efetuadas, aconselha a diretora do Sinduscon, uma vez que os valores envolvidos na transação são muito altos. Pelo mesmo motivo, preços muito baixos também merecem atenção. “Arrepender-se da compra de um imóvel pode custar caro.”



Portais – Muito comum no exterior, há seis anos esse tipo de serviço não estava disponível para imóveis nacionais. O Planeta Imóvel foi um dos pioneiros e atua no mercado imobiliário de todo o país. Segundo o criador do site, Roberto Nascimento, o acesso tem crescido ano a ano. “Hoje, 60% dos visitantes entram direto no site sem o intermédio de links ou publicidade”, afirma.

A página soma mais de 60 mil acessos diários. Para Nascimento, o grande número de visualizações está na procura por meio de filtros, na qual o usuário define as características do imóvel no momento da busca. O site também oferece dicas de decoração e jardinagem, simulação de financiamento e avaliação de imóveis e bairros.

Uma opção de página na internet para os interessados em imóveis no Grande ABC é o Tudo Imóvel, publicado pelo Diário. “Cerca de 97% das nossas ofertas são aqui na região”, afirma Cristiane Paggi, responsável pelo site. O Tudo Imóvel também oferece sistema de busca por preço e por condição: novos, usados ou em construção. Além disso, estão disponíveis no site matérias com dicas de decoração e materiais de construção.



Usuários elogiam serviço de homepages


A utilização de páginas na internet para a procura de imóveis também otimiza tempo e dinheiro para aqueles interessados em colocar a venda ou ainda comprar uma casa ou apartamento.

Celso Tadeu Malpica, inspetor de ferramentaria, adquiriu um apartamento em São Caetano e afirma que a praticidade da internet superou suas expectativas. “Eu vi as fotos, selecionei quais imóveis me interessavam e que estavam no valor que eu podia pagar. Fechei o negócio em menos de um mês”, conta.

Os sites agilizam a pesquisa, tornando a procura por imóveis mais agradável. O principal problema para Elisângela Cristina Farto, que vendeu um imóvel em São Bernardo recentemente, é o tempo de espera nas corretoras. “Imobiliárias, em finais de semana, têm filas imensas e os funcionários demoram muito para atender. Durante a semana, eu não tinha tempo livre”, conta.

A sugestão foi dada pelo marido, que já conhecia esse tipo serviços na web. O cadastro foi feito on-line em uma imobiliária. “Eu não acreditei que fosse dar certo.” A venda foi efetuada em poucos dias, entretanto, o inquilino que morava no apartamento, atrasou a data de saída do imóvel.

Mas para o comprador, Flávio Aparecido Olídio, esse fato não impediu a negociação do imóvel. Ele deve se mudar dentro de trinta dias. “Foi tudo muito rápido, fechamos o negócio em três semanas”, afirma. Olídio pegou o telefone da imobiliária pela internet e logo fez o contato. “O apartamento estava do jeito que eu imaginava, no condomínio onde eu queria e por um preço muito interessante.”

Para Olídio, a disponibilidade de sites na web para pesquisa de imóveis é fundamental para quem não quer perder tempo. “É possível conseguir fotos, informações e fazer um comparativo em poucos dias.” -BL



Imobiliárias utilizam web para divulgação


Sites e portais que oferecem serviços de divulgação de casas e apartamentos também facilitam o trabalho de corretores e imobiliárias. Com esse meio de divulgação, a realização de negócios aumenta e chega a responder por 40% das transações.

A Casari Imóveis, localizada em São Bernardo, utiliza o Planeta Imóvel além do seu próprio website para colocar imagens e informações sobre os imóveis negociados pela empresa. “Foi uma tendência que resolvemos acompanhar e tivemos resultados muito positivos”, afirma Milton Casari, proprietário da imobiliária.

“A internet vem crescendo muito nos últimos três anos e nos torna mais visíveis ao público. Quando os clientes partem para uma visita, já foi realizada uma pré-seleção dos imóveis disponíveis. O interessado está decidido sobre qual o perfil do imóvel que ele deseja”, acrescenta.

No entanto, para Casari, a presença de um corretor para intermediar as negociações é fundamental. “Esse profissional sempre vai ter a função de apresentar as melhores opções de negócios para o perfil do cliente. Seja ele vendedor ou comprador, o corretor é especializado em mercado de imóveis e, por isso, torna-se indispensável.”

O maior obstáculo ainda é a aceitação desse mecanismo por todos os clientes. Embora a internet já faça parte do cotidiano do brasileiro, algumas pessoas não confiam nesse tipo de serviço. “Nem todo mundo aceita isso como uma opção de busca de imóveis”, afirma Casari.

Na imobiliária Aparecido Viana, de São Caetano, os imóveis ficam disponíveis no site da empresa. Segundo Aparecido Viana, proprietário da empresa, a maioria das negociações já é iniciada pela internet.

“O cliente checa todas as ofertas no nosso site e quando nos procura já tem uma idéia de compra bem amadurecida”, explica. Segundo Viana, por meio da página na internet, o comprador pode manifestar seu interesse de compra e descobrir quais são as condições para o pagamento do imóvel.

“A web também reduz os custos das imobiliárias. O mecanismo poupa os gastos com transporte de clientes”, afirma. No entanto, a utilização desses serviços não inviabiliza a atuação do corretor. “Na realidade, esse mecanismo só torna mais rápida as transações de imóveis do que pelo método tradicional.” - BL
Autor: Bárbara Ladeia
Fonte: Diário do Grande ABC

0 Comments:

Este site apoia e é apoiado por Piadas