segunda-feira, junho 19, 2006

Som ‘oco’ pode indicar infiltrações no imóvel

Na área interna da casa a pessoa deve começar pelas esquadrias. Abrir e fechar todas as janelas e portas. Quando empenadas elas prejudicam a vedação do imóvel, a umidade interna e o desgaste das peças. Os peritos indicam que a pessoa bata com uma barra de ferro nos pisos e revestimentos de paredes. O som de “oco” pode ser problemas de infiltração ou má aderência da cerâmica ou azulejos. “Um esforço maior sobre ela pode chegar a quebrar o piso. E em imóveis antigos é comum não conseguir peças de reposição”, comenta o engenheiro João Roberto de Freitas.
Tente observar se há manchas nas juntas dos banheiros entre o azulejo e o piso, elas podem significar falhas na instalação do mesmo. Esta borra pode acabar corroendo o esmalte deste piso, que com o passar do tempo, terá de ser trocado.

Instalações hidráulicas
Para checar as condições do sistema de tubulação hidráulica, os profissionais sugerem que a pessoa deixe todas as torneiras abertas durante a vistoria. Assim é possível verificar se há vazamentos embaixo das pias e se o fluxo de água é consistente. “Inspecione a parede do cômodo atrás da torneira, e observe se há manchas na parede de fundo da torneira. Elas indicarão se há vazamentos”, sugere Freitas.
A forma de perceber se as instalações estão coerentes com a capacidade de consumo, é ligar toda a energia da casa. Se houver variação de luminosidade o circuito está subdimensionado. Isso provoca uma perda do potencial de consumo e mais gasto de energia. Além do risco de queima de aparelhos eletroeletrônicos.

Consultoria
Para uma perícia mais detalhada a pessoa pode contratar a consultoria de um profissional especialista em perícia de construção.
Este profissional, geralmente um arquiteto ou engenheiro, vai analisar as condições estruturais do imóvel e emitir um laudo.
Em mãos deste documento o comprador pode negociar com o proprietário o valor do imóvel, a partir do levantamento do custo da reforma necessária. A consultoria sai, em média, por R$ 180 a hora. Caso decida contratar um perito procure a AEAARP (Associação de Engenharia, Agronomia e Arquitetura) e verifique se o profissional está cadastrado no Instituto Brasileiro de
Avaliações e Perícias de Engenharia.

Fonte: “Jornal A Cidade” – Ribeirão Preto

0 Comments:

Este site apoia e é apoiado por Piadas